Festa Temática: Inspirações de Looks dos Anos 80

Uma festa fantasia sempre faz com que os convidados e as convidadas se perguntem, “E agora? O que é que eu vou usar?”. Inclusive, isso é tão normal que independe do formato! Ou seja, a festa fantasia pode ser presencial ou à distância, considerando o momento atual, e ainda assim dão uma leve taquicardia clássica.

Quando se trata de uma festa temática inspirada nos anos 80, então, o coração chega a gelar. Afinal, essa é uma década icônica: Freddie Mercury, O Clube dos Cinco e muito mais! Não é à toa que nosso jogo de murder mysteryMorte, Drogas e Disco” foi ambientado nela. O problema é: como encontrar o equilíbrio entre o icônico e o ridículo? Para ajudá-lo/a, reunimos várias inspirações dos anos 80 e montamos looks incríveis.

Para facilitar sua leitura, organizamos o texto em duas partes:

• Sem regras? 3 Formas de encontrar um look dos Anos 80

• Se fantasiando de acordo com instruções específicas!

Sem regras? 3 Formas de encontrar um look dos Anos 80

Se a festa que você estiver indo não tiver um personagem pré-determinado para cada convidado, você pode se inspirar livremente em looks do período. Como? Simples!

Imagens (da esq. para a dir.): O Clube dos Cinco; Guns N' Roses; Nirvana.

• Veja filmes dos anos 80, como Curtindo a vida adoidado, De volta para o futuro, Gatinhas e Gatões e O clube dos cinco. Dica: pense na "tribo" a que você pertenceria! Nerd? Óculos. Garota popular? Looks coloridos! E por aí vai;

• Procure fotos de bandas da época para looks alternativos, como Nirvana, Red Hot Chilli Peppers e Guns N’ Roses - roupas de couro, jaquetas e correntes são um bom começo;

• Dê uma olhada nas roupas que as celebridades mais famosas da época usavam!

Agora, se você tiver que incorporar um personagem ou um tipo de pessoa, pode ser que as coisas fiquem um pouco mais complicadas. Você vai precisar pensar em roupas específicas que deixem claro quem você é. Nesse caso, vamos nos escorar no exemplo de alguns dos personagens de “Morte, Drogas e Disco” para ajudá-lo a entender melhor a situação.

Se fantasiando de acordo com instruções específicas!

Imagem: caixa e conteúdo do jogo de mistério "Morte, Drogas e Disco".

Se você não sabe o que é “Morte, Drogas e Disco”, vamos fazer um resumo bem rápido da história do jogo, que é um “Mistério de Assassinato” em que você e seus amigos devem descobrir quem é o criminoso com base nos diálogos:

O ano é 1983. O lugar é Nova York. O corpo de Jesse Perkins, baixista da Godless Riot, é encontrado minutos após a morte no camarim. As pessoas logo começam a sair da boate, com um segurança fechando a área VIP – a única com acesso ao camarim. Quatorze pessoas estão por ali, juntando-se aos poucos próximos da saída. Todos se olham e as acusações começam, quem dos presentes assassinou Jesse?​

Você pode ser incumbido de trazer o líder da Godless Riot, Nick Burnett, à vida. Nesse caso, aposte em calças apertadas e/ou rasgadas, assim como em acessórios de couro ou prata! Cores escuras vão te dar um ar de mistério e perigo - um must em qualquer roqueiro!

Imagem (da esq. para a dir.): Steven Adler, Slash, Axel Rose, Izzy Stradlin e Duff McKagan, da banda Guns N' Roses, na década de 1980.

Por outro lado, se te pedirem para encarnar o agente, o policial ou o barman, é muito mais fácil. No caso dos três, uma blusa de botão branca deve ajudar bastante na caracterização. Bote uma gravata, arranje um bloquinho… Quem sabe você não arranja um chapéu? Certamente irá complementar o look de um agente!

Para um policial, busque um look todo azul, que nem os policiais de Nova Iorque. Já um barman não precisa dessas coisas, mas poderia ser divertido colocar um colete e gravata borboleta. Talvez até levar uma coqueteleira!

Para outros personagens busque referências de época. Ou seja, “Como uma mulher casada se vestiria em 1980?” A resposta é: roupas coloridas, larguinhas e com o ombro de fora. Deixe o cabelo bem volumoso e capriche na maquiagem para impressionar seus amigos!