Como o jogo Murder Mystery (e o Clube de Detetives) surgiu no Brasil

Mistério, amigos e a vontade de inovar. O Clube de Detetives surgiu quando o desejo de fazer um aniversário diferente se juntou com tudo que Mariana, uma das sócias da empresa, gostava.

Quando se pensa em aniversários, as opções podem se tornar repetitivas depois de um tempo. Sempre procurando por ideias novas, Mariana chegou a pensar nas salas de Escape, já que eram algo diferente que poucos haviam experimentado, porém precisava limitar seus convidados e queria que a festa continuasse depois do jogo.

Então, ela teve uma ideia: e se conseguisse fazer um Escape em casa? Desse jeito, também poderia decorar a casa toda com o tema e honrar sua escritora preferida, Agatha Christie. Foi assim que chegou às festas Murder Mystery.

O Murder Mystery é um jogo muito conhecido nos Estados Unidos e Europa, em que pessoas incorporam personagens suspeitos de um crime. Ao mesmo tempo que assumem o papel de detetives, tentam provar que são inocentes ou despistar do fato que são culpados.

No entanto, não havia nada no Brasil no mesmo estilo! Descartando a opção de criar sua própria história com o tempo que tinha, Mariana demorou para encontrar um jogo que fosse barato, pois estava pagando em libras, além de ter que traduzir tudo do inglês e recebendo alguns spoilers no meio do processo.

No fim, valeu a pena. Marcou com seus amigos, todos foram fantasiados e inclusive escondeu pistas embaixo do prato de um deles. A festa foi um sucesso, definitivamente diferente de tudo que já tinha feito antes. Foi então que começou a se questionar porque não havia nada em português? Por quê foi tão difícil de encontrar o jogo? Será que havia mais pessoas brasileiras enfrentando essa dificuldade?

Com incentivo da família e amigos, ela decidiu investir na ideia. Chamou duas amigas, Thaís e Flávia, que sabiam escrever e poderiam ajudar na divulgação, e começou a criar mistérios. Foi assim que foi criado o Clube de Detetives e o Murder Mystery chegou ao Brasil dia 31 de outubro de 2019, um dia auspicioso para mistérios surgirem.

Caso queira conhecer mais, assista o vídeo abaixo! Ele fala um pouco sobre como o Clube de Detetives começou e explica um pouco mais o jogo.