top of page

7 Desenhos Animados de Mistério para todas as idades

É sempre maravilhoso explorar os novos lados do mistério, sejam séries diferentonas de mistério, filmes com plot twists chocantes ou livros de detetive. Cada formato e gênero nos ensina o quanto esse gênero tem infinitas possibilidades. Por isso, pensamos: por que não trazer desenhos animados nessa mistura?


Já se foi o tempo em que animações eram só para crianças, não é? Quando mais desenhos novos surgem, percebemos as sutilezas e profundezas por trás dos traços. Foi pensando nisso que separamos 7 desenhos animados de mistério que vão fazer você refletir sobre o mundo ou simplesmente se divertir com pequenas charadas. Aqui tem de tudo um pouco, até nostalgia, então vem ver!


Carmen SanDiego (1994-1999, 2019-2021)

Começando com um "novo antigo", Carmen SanDiego participou da infância de muita gente pelos jogos de videogames. O que você podia não saber é que ela tem uma série só dela e se transforma em uma heroína que viaja pelo mundo para desvendar os planos da ACME, organização criminosa super-ultra-secreta.


A série animada já teve uma versão original em 1994, mas a mais recente de 2019 não perde para ninguém. Enquanto na primeira, acompanhamos Ivy e Zack como detetives atrás de Carmen; na segunda versão, Carmen se torna amiga dos personagens e os três formam uma equipe contra crimes. E tem mais, além desse embate entre vilões e heróis, temos outros mistérios como a origem de Carmen e seu passado.


Over the Garden Wall (2014)


Preparem os lencinhos, porque essa é curta, mas impactante. Over the Garden Wall acompanha a trajetória de dois meio-irmãos Wirt e Greg que atravessam uma floresta misteriosa para chegarem em casa. Por que estão ali? Onde está a casa deles? Como sairão? Ninguém sabe.


A série faz o trabalho brilhante de nos prender nesse mistério com criaturas mágicas e uma jornada dos irmãos que serve como alegorias para muitos momentos da vida, além de histórias clássicas, mas não vamos falar quais, afinal você vai ter que desvendar assistindo.


Infinity Train (2019-2021)


Outra animação maravilhosa e recente é Infinity Train. Cada temporada conta a história de um passageiro deste trem misterioso, ou seja, apesar de conectadas, as temporadas funcionam bem sozinhas. Cada protagonista chegou ali em algum momento de dificuldade na vida e entrou nesse trem, que surge do nada, sem saber para onde estava indo. Cada vagão representa um mundo mágico com criaturas e lógicas inusitadas.


Todos os passageiros recebem um número na mão ao chegar no trem e, com o passar das temporadas, vamos aprendendo o que isso significa e qual é o propósito do trem. É uma série incrível para vermos jornadas de autoconhecimento; ela é sobre se aceitar, perdoar e se encontrar. Cada um do seu jeito.


Infelizmente a série foi cancelada, o que significa que não tem um final fechado ou com o retorno de muitos personagens, mas, como falei, não influencia em nada no enredo de cada temporada, já que são histórias completas.



Scooby-doo (1969-2019)

Um clássico é sempre um clássico! Quando falamos de séries de mistério, não tem como Scooby-doo não vir em nossa mente. Uma série que já teve diversas versões e estilos de desenho diferentes sobrevive desde 1969 nesse mundo e não é à toa.


No desenho acompanhamos Velma, Scooby, Salsicha, Fred e Daphne investigando histórias sobrenaturais que quase sempre se transformam em crimes comuns. De maneira leve e divertida, a nostalgia transborda toda vez que vemos um episódio.


The Promised Neverland (2019-2021)


Em uma mistura de ficção científica e fantasia sombria, a "Terra do Nunca prometida" é um choque de realidade daqueles. Apesar de já termos uma lista de animes de mistério, não podia deixar de trazê-la de volta, já que é uma ótima animação.


Nela, acompanhamos Emma, Norman e Ray, órfãos que viveram em uma mansão suas vidas inteiras para descobrirem a realidade macabra do que estão fazendo ali: estão sendo vendidos como alimento para criaturas demoníacas. Se essa reviravolta acontece já no primeiro episódio, imagina o resto. O plano é fugir e a série segue exatamente o que o trio precisa fazer para sair dali e mudar o mundo e a realidade que o cercam.


Gravity Falls (2012-2016)


Gravity Falls acompanha o clássico "crianças descobrindo criaturas mágicas", porém com um toque de sacadas inteligentes e personagens instigadores. Quando Dipper e Mabel, dois irmãos gêmeos de 12 anos, vão passar as férias de verão com seu tio-avô Stan, eles descobrem livros mágicos e diversos mistérios sobrenaturais pela cidade. Além de divertida, a série tem grandes reviravoltas sobre os personagens e esse ar misterioso da cidade de Gravity Falls.


Martin Mystery (2003-2006)


Esse clássico dos anos 2000 surgiu a partir de um quadrinho italiano chamado Martin Mystère e foi produzido pela mesma empresa de Três Espiãs Demais (inclusive já teve crossover), para quem já não reconheceu os traços. A série acompanha a vida de Martin e sua irmã de criação Diana, que trabalham em uma organização secreta chamada "O Centro" para proteger as pessoas da Terra e ameaças sobrenaturais, sempre com aquele toque investigativo.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page