10 filmes com plot twist para você assistir e se surpreender!

Todo bom filme tem um momento que surpreende você, mesmo os mais clichês vão dar seu próprio toque especial e quebrar alguma expectativa, mesmo que mínima. Mas não podemos negar que alguns filmes vão mais longe do que outros e não tem nada mais paradoxalmente gostoso do que sentir seu cérebro dando cambalhotas por causa de uma revelação no filme. Plot twist é como chamamos essas “reviravoltas” que surpreendem totalmente e mudam seu entendimento do que aconteceu até então.


É claro que existem plot twists baratos, que só querem chocar, mas sem nenhuma construção anterior. O bom plot twist é aquele que você sente que estava na sua cara o tempo todo, mas você não viu.


Então vem aqui a lista dos nossos dez plot twists preferidos do cinema:


1. Clube da Luta

Fight Club (1999) é um clássico dos plot twists, baseado em um livro homônimo de Chuck Palahniuk. Conta a história de um homem comum com uma vida chata, que sofre de insônia e gosta de ir em grupos de apoio que não pertence, até que conhece Tyler Durden e os dois começam um clube de luta, onde homens simplesmente lutam um com o outro para sentir alguma coisa. Olhando essa descrição parece que vai ser só um filme de luta e sem graça, mas vale muito a pena ser assistido e é muito mais do que parece.


2. Ilha do Medo

Shutter Island, em inglês, é um filme de 2010 com Leonardo DiCaprio. Ele se passa nos anos 1950 e inicialmente parece ser só um filme de detetives. Dois policiais federais vão até um hospital psiquiátrico, localizado em uma ilha, para resolver um desaparecimento de uma paciente lá, e acabam sendo impedidos de sair do local por conta de uma tempestade. Apesar de pouco realista em alguns pontos, não temos como negar que o filme conta com um grande plot twist.


3. Amnésia

Também conhecido por seu nome em inglês, Memento (2001), conta a história de um homem que tem amnésia anterógrada, ou seja, não consegue gravar novas memórias, mas tenta descobrir quem o atacou e matou sua esposa. O filme se passa em dois tempos diferentes, um em preto e branco, seguindo a ordem cronológica, e outro que vai se passando de trás para frente. O jeito inovador de construir o filme é um pouco confuso, mas no final tudo se conecta e faz muito sentido.


4. Corra!

Um dos melhores filmes de terror dos últimos tempos, Get Out (2017) revolucionou o gênero ao lidar com questões raciais muito importantes. O que inicialmente parece que vai ser só um filme sobre um homem negro indo passar um final de semana na casa da família branca e rica de sua namorada, acaba se revelando um grande filme de terror inspirado em séculos de opressão. Só o enredo sozinho já ia ser suficiente para ser um filme polêmico, mas Corra! vai mais longe e surpreendeu todo mundo com seus plot twists.


5. Garota Exemplar

Você provavelmente estava vivendo em um buraco se não ouviu falar de Gone Girl (2014). O grande plot twist da história talvez tenha sido estragado para muitos depois que ficou famoso, mas se você não sabe ainda vai se surpreender. O filme, inspirado em um livro de mistério com o mesmo título, acompanha Nick Dunne após sua esposa desaparecer de repente e ele se tornar o principal suspeito.


6. Sete Vidas

Seven Pounds (2008) não parece ser um filme com plot twist quando você começa a ver, mas é. O personagem de Will Smith, o principal, se encontra com uma mulher que tem problemas cardíacos e se envolve com ela. O tempo todo, porém, vemos o personagem fazendo coisas estranhas e sabemos que estão faltando informações sobre o que aconteceu. A revelação é chocante e devastadora. Já avisando: levem lenços se forem assistir.


7. A Pele que Habito

La piel que habito (2011) é um filme espanhol do diretor Almodóvar e é um filme que tem que ter estômago para assistir. Um cirurgião plástico é obcecado por criar uma pele humana em laboratório e para isso mantém uma mulher presa em cativeiro para poder fazer experimentos. Ao longo do filme, descobrimos o passado dos dois personagens, como esse sequestro aconteceu e o que tem por trás. É um filme perturbador e não necessariamente satisfatório, mas não dá para negar que é surpreendente.


8. Bacurau

Sim, vai ter filme brasileiro por aqui! O filme de 2019 foi um dos filmes nacionais mais falados nos últimos anos e não sem motivo. Em um futuro próximo, acompanhamos a pequena cidade de Bacurau, no interior de Pernambuco, quando uma série de pessoas começam a ser assassinadas de repente e sem motivo, deixando seus habitantes confusos e assustados.


9. Os Suspeitos

Em Prisioners (2013), duas famílias de amigos sofrem com o desaparecimento de suas filhas. Um dos pais, Keller Dove (Hugh Jackman) tem suas suspeitas de um rapto e decide fazer justiça com as próprias mãos ao mesmo tempo que acompanhamos como o detetive Loki (Jake Gyllenhaal) lida com o caso. Essa história marcante mostra a dor profunda de um pai que faz de tudo para salvar quem ama ao mesmo tempo que nos leva em um labirinto de falsas suposições e a um final turbulento que incomoda e, claro, surpreende.


10. O Segredo dos Seus Olhos

El segredo de sus ojos (2009) é um filme argentino que ganhou o Oscar de melhor filme de língua estrangeira. Em uma narrativa não-linear, acompanhamos uma investigação de estupro e assassinato em 1974 e, ao mesmo tempo, vemos os personagens vinte e cinco anos depois, quando um novo caso aparece conectado ao que aconteceu antes. Com cenas fortes, o passado do personagem principal se desenrola nos fazendo ver as conexões e relações dele culminando em uma reviravolta digna dos bons filmes de mistério e investigação.


Bônus:

O Sexto Sentido (1999) e Star Wars - O Império Contra Ataca (1980)

Esses dois filmes não entram na lista porque seus plot twists já são praticamente de conhecimento público. Se você não sabe do que estou falando, é porque nunca conectou as piadas sobre o plot twist com o filme em si, então é possível que ainda seja surpreendido. Mas vale a pena ressaltar que esses plot twists só ficaram tão famosos a ponto de virar meme porque foram muito chocantes na época!


Gostou das nossas dicas? Então curta nossa página no Instagram e acompanhe nossas atualizações ;)

© 2019. Criado por Clube de Detetives.