top of page
  • Flávia

Top 10: Livros de Mistério para você ler!

Não tem jeito melhor de se sentir um grande detetive do que ler um bom livro de mistério. Não tem erro, você tenta descobrir o que aconteceu, mas quer mesmo é ser surpreendida. Tem coisa mais gostosa do que aquele plot twist final que você não viu chegar mas que, ao mesmo tempo, faz todo sentido? Acho que não, hein. Vou indicar aqui dez dos meus livros de mistério preferido, só vai.



10. “Nudez Mortal” e o resto da série de J.D Robb

Começarei indicando uma série que li por mais de dez anos e depois passei a não gostar mais. Os personagens principais do livro são uma policial e seu interesse romântico, um bilionário; se nada nessa descrição faz você pensar “eca”, provavelmente você vai gostar dele. São mais de cinquenta livros na série, cada um investiga um novo caso de homicídio, porém com os mesmos personagens investigando. A parte de mistério costuma ser interessante, apesar da qualidade variar de acordo com os livros, porque afinal são muitos e alguns são melhores que outros. Também têm histórias pessoais que vão avançando ao longo dos livros que costumam ser bastante satisfatórias.


9. “Um de Nós Está Mentindo” de Karen McManus

Para quem curte literatura juvenil, essa é uma boa pedida. Um aluno do ensino médio morre durante a detenção e a morte não é acidente. O detalhe é que a vítima iria postar em seu blog segredos sobre cada um dos quatro outros alunos que também estava na sala de detenção com ele, colocando todos como os principais suspeitos. Os personagens são cativantes o que torna o mistério ainda mais interessante.



8. “The Psychology of Time Travel”* de Kate Mascarenhas

Ainda sem tradução no Brasil, esse livro combina ficção científica com mistério. Confesso que a parte mais interessante desse livro definitivamente não é o assassinato, mas sim o universo em que ele acontece. A viagem no tempo foi criada nos anos 1960 por quatro mulheres, porém uma delas é rejeitada pelo grupo e deixada de lado. Décadas depois, ela recebe uma carta misteriosa sobre um assassinato que ainda ocorreria. O mistério em si não é tão difícil de ser desvendado, mas o interessante do livro é descobrir como as coisas acontecem.


*A Psicologia da Viagem do Tempo, em tradução livre.


7. “Mentirosos” por E. Lockhart

Mais um livro de literatura juvenil e esse sai bastante dos padrões normais de livros de “mistério”. A personagem principal passou por um trauma e, devido a isso, ficou com amnésia, apesar de tentar lembrar o que aconteceu, ela não consegue e sente que têm muitas coisas que não estão sendo contadas para ela. O livro é todo sobre a personagem reconstruir o que perdeu, relembrando aos poucos o que aconteceu no verão. É um livro bastante impactante e realmente surpreendente.


6. “Um Lugar Bem Longe Daqui” de Delia Owens

O livro se passa em dois tempos, um acompanha o crescimento de Kya, que acaba sendo conhecida por “garota do brejo” por morar em um brejo desprezado pelo resto da sociedade da Carolina do Norte. No outro momento, nós acompanhamos a investigação do assassinato de um homem neste mesmo brejo, a principal suspeita acaba sendo Kya. O livro todo gira em torno de descobrirmos se Kya é culpada ou inocente do crime, mas, mais do que isso, nós acabamos conhecendo a personagem e vendo as ramificações da negligência sofrida durante toda sua vida.



5. “Garota Exemplar” de Gillian Flynn

A essa altura todo mundo já deve ter assistido a versão do filme, mas mesmo quem já assistiu e sabe o que acontece, ainda assim vale à pena ler o livro. O livro se divide entre a narração normal, contando sobre a investigação do desaparecimento de Amy Dunne e acompanhando seu marido, Nick, que acaba sendo um dos principais suspeitos; e alternando com o diário de Amy, resgatado pela polícia. A trama é cheia de reviravoltas e continua sendo um dos melhores thrillers recentes.


4. “As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle” de Stuart Turton

Pensa em um livro de assassinato diferente de tudo o que você já viu, é esse. O personagem principal acorda de repente com amnésia total, não se lembrando nem de quem é, descobrindo estar em uma mansão isolada para uma festa, ele passa o dia tentando entender o que está acontecendo quando, no final do dia no meio da festa, um assassinato acontece. Ele vai dormir e, ao acordar no dia seguinte, ele não só está no mesmo dia que antes: está em um corpo diferente.


Já ficou confuso? Se prepara porque esse livro é de dar um nó na mente. Basicamente, todo dia o personagem acorda em um corpo diferente e isso vai continuar acontecendo até ele conseguir desvendar o assassinato de Evelyn Hardcastle.


O detalhe é que ele tem um tempo limitado para fazer isso ou vai voltar ao zero, com sua memória retirada, até que ele consiga concluir o objetivo. Além do mistério em torno do assassinato, o grande mistério do livro é tentar entender o porquê disso tudo estar acontecendo. A primeira explicação é mais satisfatória que a segunda, mas o livro não deixa de ser muito inovador e interessante.



3. “Sadie” de Courtney Summers

Sadie é a personagem principal do livro, ela teve uma vida complicada e, após sua irmã mais nova ser encontrada morta, ela resolve sair em busca do assassino para vingá-la. Ao mesmo tempo, um apresentador de rádio, com um programa estilo podcast de true crime, investiga o desaparecimento de Sadie, indo até a cidade que ela morava, entrevistando pessoas e tentando reconstruir os passos da garota.


O mistério aqui não é tanto o que aconteceu com Sadie, já que os leitores já sabem onde ela está, mas o que ela vai fazer e o que realmente aconteceu com Mattie, sua irmã, como ela morreu. É um livro bem pesado e de destruir seu coração, mas também é maravilhoso; Sadie foi abandonada, decepcionada e ferida e tudo o que você quer ao ler é devolver sua agência a ela.


2. “Antes de Dormir” de S.J Watson

Mais um livro que virou filme, porém bem menos conhecido do que “Garota Exemplar”. Já faz muitos anos que eu li, mas lembro de ter ficado bastante impactada com as revelações. Christine tem um tipo de amnésia em que todos os dias acorda sem saber onde está e sem se lembrar dos dias anteriores, em um tipo de “Como se fosse a primeira vez” macabro.


O problema é que aos poucos ela vai notando coisas estranhas em sua vida e, após começar um diário sem seu marido saber, ela finalmente consegue ter uma continuidade de um dia para o outro e vai percebendo que tem muito o que não sabe. É um ótimo mistério, surpreendente e cativante.



1. “Não conte a ninguém” de Harlan Coben

Como número um da lista fica o livro “Não conte a ninguém”, porém acrescento que recomendo junto vários outros livros do autor, cujos mistérios são sempre ótimos, só não dava para ficar indicando só a mesma pessoa. Esse livro em específico foi um dos primeiros que eu li do autor, mas o que eu mais gostei. Lembro de ter terminado o livro e ficado com o queixo no chão de tão surpresa que fiquei com aquele final. E não porque veio do nada, mas sim porque fazia sentido e ainda assim eu não tinha percebido. Corre para ler caso não tenha lido ainda!


+ Menção Honrosa: Agatha Christie

“Como assim faz lista de mistério e não coloca a rainha do mistério?” Não coloquei porque não tem discussão, todo mundo que curte mistério JÁ sabe que a Agatha Christie escreveu os melhores, não tem concorrência nenhuma aqui. É claro que diversos livros dela deveriam estar na lista de melhores! É aquilo, pega um qualquer da autora e você sabe que vai ficar satisfeito.



Créditos das imagens:

The Psychology of Time Travel: Book Oblivion

Garota Exemplar: Nuvem Literária

Não conte a Ninguém: Leitora Viciada

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page