Mistério e Olimpíadas: 7 séries de drama e suspense com esportes

Como sabemos o mundo do mistério e do suspense pode ser bem amplo, envolver-nos das maneiras mais variadas - desde desenhos animados a contos de leitura rápida. Para quem gosta do gênero e inovar, sempre é divertido encontrar filmes, séries e livros que o abordam de maneira diferente para assistir em uma sábado à noite ou quem sabe maratonar durante o fim de semana.


Se você é uma dessas pessoas, está com sorte! Porque, com as olimpíadas de Tóquio 2021 chegando, resolvemos separar algumas séries que envolvem o mundo dos esportes cheio de drama, traumas e suspense. Veja bem, não significa que sempre terão assassinatos nessas histórias, mas elas evocam uma atmosfera cheia de drama, trauma e suspense.


The Wilds (salto ornamental)

Já imaginou se os passageiros em Lost fossem um grupo de adolescentes? The Wilds acompanha sete meninas adolescentes lutando para sobreviver depois de se tornarem sobreviventes da queda de um avião, sem desconfiar que, na verdade, estão fazendo parte de um experimento social bastante elaborado.


A conexão com o esporte? Bom, uma das protagonistas, Rachel Reid, pratica salto ornamental e boa parte dos seus traumas do passado estão conectados com esse mundo, já que sempre sonhou em ir para as Olimpíadas.


Spinning Out (patinação no gelo)

Quem já viu filmes de patinação sabe que é lindo ver as danças no gelo desse esporte de inverno, o que você nunca viu foi o lado obscuro e doloroso do esporte. Spinning Out conta a história de Kat Baker, sua relação com sua família e sua bipolaridade, o que torna tudo mais difícil na sua vida de desportista.


A série ainda traz seu lado do suspense ao irmos descobrindo aos poucos o passado traumático dos personagens, além de trazer assuntos atuais como abuso de menores. Unido aos assuntos sérios, claro, sempre tem o ar de superação e beleza na patinação e até no esqui alpino.


W - Dois mundos (tiro esportivo)

A combinação perfeita entre o clássico das séries de mistério com um toque de esportes e fantasia. W é uma série coreana que parte do seguinte princípio: existem dois mundos. Enquanto Oh Yeon Joo vive no mundo normal sendo médica e filha de um quadrinista, Kang Cheol é o protagonista dos quadrinhos do pai de Yeon Joo e um ex-atleta de tiro esportivo que encontra seus pais mortos por sua arma do esporte e promete encontrar o culpado.


Além da própria reflexão sobre gêneros de suspense e ação nos quadrinhos, essa conexão entre os dois mundos é, por si só, um grande mistério sobre como funciona, as lógicas por trás e o porquê disso tudo.


The People vs OJ Simpson (futebol americano)

Já que a lista engloba o mundo do crime e dos esportes, não podiam faltar menções a casos reais. The People vs OJ Simpson mostra um dos maiores problemas no mundo do crime: a execução das leis. OJ Simpson foi um famoso jogador de futebol americano acusado do assassinato de sua ex-mulher e, depois disso, de diversos crimes, entre eles, assalto à mão armada, sequestro e formação de quadrilha.


A série foca no julgamento de OJ Simpson e como sua fama no mundo dos esportes teve grande efeito na comoção do caso e possivelmente no resultado final.


O Gambito da Rainha (xadrez)

Com o nome de uma grande jogada no mundo do xadrez, O Gambito da Rainha conta a história de Beth e sua vida conturbada na infância e vida adulta sendo uma mulher prodígio do xadrez em plena Guerra Fria. Apesar dos problemas da época, o foco é nos vícios de Beth em drogas, dependência de álcool e problemas emocionais.


Cheio de trauma e jogadas brilhantes no esporte, a série fez as buscas do Google pelo xadrez e o interesse do público aumentarem de maneira considerável.


Os mistérios de Miss Fisher (esgrima)

Miss Fisher é uma mulher dos anos 20 que não se deixa levar pelas amarras da sociedade. Por isso, ter uma mulher detetive que sabe acertar um alvo como ninguém atirando sua arma de bolso já deveria ser um esporte por si só. Mas não é por isso que ela está na nossa lista! Miss Fisher é uma esgrimista de primeira, entre outros atributos clássicos de uma detetive. O filme lançado em 2020, inclusive, nos dá mais de Miss Fisher para além da série e tem uma ótima cena de esgrima.


Doutor Castor (futebol)

Partindo dos casos reais no mundo dos esportes, resolvemos escolher um diferentão brasileiro. Apesar de não ter a tensão dos outros, a série documental brasileira conta muito bem a história do bicheiro Castor de Andrade. Sedutor e carismático, Castor se tornou conhecido por criar um império do crime no Rio de Janeiro nos anos 70 ao controlar o time de futebol Bangu Atlético Clube, entre outros negócios, e garantir vitórias na base do dinheiro e violência.



Para se preparar para as olimpíadas, por que não aproveitar o fim de semana para ver o lado obscuro e dramático dos esportes? Adoraríamos saber se já assistiram algum ou se tem alguma série que incluiriam. Comenta para a gente.