top of page

Aprenda a jogar Detetive, Vítima e Assassino

Existem vários jogos de festa por aí. Um dos mais divertidos é Detetive, Vítima e Assassino. Existem inúmeras variações dessa brincadeira: de Detetive, Vítima e Ladrão até Lobisomem e Máfia. É possível que você tenha jogado uma delas e nem se deu conta.


O princípio, porém, é sempre o mesmo: alguém está matando as pessoas e é preciso impedi-lo(a) antes que seja tarde demais! Hoje, você vai aprender a jogar esse clássico.


Aprenda a jogar Detetive, Vítima e Assassino

Vamos começar explicando os papéis que as pessoas podem desempenhar no jogo.


Assassino

A função do(a) assassino(a) é matar todos os participantes sem ser descoberto(a). Em geral, o jogo terá só um(a) assassino(a), mas pode ter mais dependendo do número de participantes. Como é que ele(a) mata as pessoas? Piscando. Sim, você não leu errado.


Vítima

Todos que morrerem por causa do assassino são vítimas! Antes disso, porém, elas eram...


Detetive

Isso mesmo! Enquanto você só tem um(a) assassino(a), todos os outros participantes podem ser considerados detetives. Afinal, eles estão tentando descobrir quem é o(a) criminoso(a). Esses detetives precisam prestar atenção nas interações entre todas as pessoas que estão na brincadeira, só assim vão descobrir o(a) culpado(a)!


Agora, o jogo em si é muito simples. Em um ambiente em que dê para todos circularem, os participantes devem interagir entre si sem saber quem é o quê. O(a) assassino(a) estará tentando fazer contato visual. Quando conseguir, ele poderá dar sua piscadela mortal (ou não). A vítima deve gritar “Morri!” quando perceber o que aconteceu, e quanto mais dramática a cena for, melhor. Lembre-se de não morrer imediatamente, pois assim a brincadeira pode acabar rápido demais (conte até 10, por exemplo, antes de “morrer”).


Divirta-se com os amigos com o jogo de festa Detetive, Vítima e Assassino

Se suspeitar de alguém, você pode acusá-lo(a). Se você errar, está fora do jogo e o jogo continua até (a) o(a) assassino(a) ser pego(a) ou (b) todo mundo morrer. Se você acertar, o jogo acaba e uma nova partida pode ser iniciada.


Se você já está animado(a) pensando em quando vai poder reunir os(as) amigos(as) e jogar Detetive, Vítima e Assassino, calma. Ainda precisamos explicar mais uma coisinha. Ou seja, como decidir quem vai ser o que na brincadeira. Existem dois jeitos:


1. Via sorteio

Não é só o Clube de Detetives que sorteia seus criminosos(as)! O sorteio é uma forma muito prática de definir as funções das pessoas, e ainda permite que todos joguem juntos toda hora. Basta escrever assassino, vítima e detetive em papeizinhos e distribuí-los.


2. Via moderador

Se vocês não querem perder tempo com um sorteio, vocês podem escolher uma pessoa para ser o(a) moderador(a) e aí ela escolherá o(a) assassino(a). Como assim? Todos os participantes fecham os olhos e o(a) moderador(a) indica de maneira não-verbal, como um toque no ombro, quem é o(a) criminoso(a) da vez.


Pronto. Com tudo explicadinho, é só se divertir!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page