10 Jogos de dedução imperdíveis

Nada como um bom jogo em dias nublados e chuvosos. Ou, então, uma noite quente de verão, não é? O tipo de jogo em que você e seus amigos e/ou família se divertem tanto que nem vê o tempo passar mesmo depois de 3, 5, 7 rodadas. Foi pensando nisso que reunimos 10 jogos de dedução imperdíveis. Talvez você já conheça alguns, mas outros não.

Vamos começar com um clássico, mas a maioria dos jogos foi lançada nos anos 2000 ou 2010. Ou seja, são muito recentes!

1. Detetive, da Estrela

É impossível não pensar em Detetive quando pensamos em jogos para se divertir com a família e os amigos! Nesse jogo de tabuleiro, você deve descobrir quem matou a vítima, como e onde. Cartas, distribuídas entre os jogadores, fornecem algumas pistas enquanto você tenta desvendar esse mistério antes de todo mundo... Preste muita atenção!

Jogadores: 3 a 8

Preço: R$ 97,99

2. Decrypto, da Galápagos Jogos

Um jogo relativamente novo no mercado, Decrypto vê seus jogadores divididos em duas equipes, cada uma tentando interpretar corretamente as mensagens que são apresentadas por seus companheiros. Simultaneamente, os integrantes de cada grupo precisam desvendar os códigos dos seus adversários. Você está preparado(a) para esse desafio?

Jogadores: 4 a 8

Preço: R$ 128,40

3. Deception: Murder in Hong Kong, de Across de Board

Em Deception, os participantes assumem o papel de investigadores responsáveis pela solução de um assassinato, mas um deles é o assassino. Logo no início do jogo, inclusive, os papéis são divididos entre os jogadores: perito criminal, testemunha, investigador, assassino… e cúmplice. Não se deixe enganar, Detetive, e tente solucionar o crime!

Jogadores: 4 a 12

Preço: R$ 224,26

Idade recomendada: Maiores de 14 anos

4. Dixit, da Galápagos Jogos

Daqui a pouco vão falar que essa lista contém, na realidade, “10 jogos com a letra ‘D’” e não 10 jogos de dedução, mas prometemos que não passa de uma coincidência o tanto de jogos com ‘D’! Nesse jogo famoso, cada jogador, no seu turno, escolhe uma das seis cartas em sua mão e dá uma dica sobre a mesma. Pode ser uma palavra, uma canção, etc.

Os outros jogadores devem escolher uma carta que corresponda à dica. Misturando-as com a primeira carta, deve-se tentar descobrir qual delas pertence ao jogador da vez.

Jogadores: 3 a 6

Preço: R$ 174,00

5. Código Secreto, da Devir Brasil

Codenames, no original, também é um jogo em que duas equipes, com seus respectivos líderes, competem entre si. O objetivo? Encontrar todas as cartas que pertencem a eles, em meio a uma quadra de 25 cartas, primeiro. O capitão, que sabe quais são as cartas da sua equipe, deve guiá-los por meio de pistas em direção às cartas certas.

Jogadores: 2 a 8

Preço: R$ 156,00

Idade recomendada: Maiores de 14 anos

6. 13 Clues, da Galápagos Jogos

No final do século 19, crimes terríveis assolam a cidade de Londres, na Inglaterra. Existem 13 pistas - daí o nome do jogo! - e cada jogador recebe um número específico, com nome, local ou arma, por exemplo. 13 Clues é parecido com Detetive no sentido em que a investigação se dá por meio de acusações visando excluir suspeitos.

Jogadores: 2 a 6

Preço: R$ 94,10

7. Na Órbita do Crime, do Clube de Detetives

Na Órbita do Crime é um jogo de murder mystery. Você e seus amigos vão mergulhar de cabeça na história, encarnando os personagens, para tentar descobrir quem matou um dos tripulantes da Janus. Entretanto, além de detetives, todos também são suspeitos! Descubra quem é o criminoso ou evite ser descoberto nesse jogo de investigação!

Jogadores: 3 a 6

Preço: R$ 69,90

Idade recomendada: Maiores de 16 anos

8. Black Stories, da Galápagos Jogos

Esse é um jogo simples, mas extremamente divertido. Cada carta contém um mistério que deve ser desvendado por meio de perguntas diretas. E mais, a resposta, dado pelo jogador encarregado da leitura na rodada, só pode ser “sim”, “não” ou “irrelevante”. Ganha quem acertar mais mistérios, são 50 no total!

Jogadores: 2 a 15

Preço: R$ 29,90

9. Era Uma Vez Um Assassinato, do Clube de Detetives

Como Na Órbita, Era Uma Vez Um Assassinato também é um murder mystery digital. Aqui, porém, você entra em um mundo mágico, com vampiros, fadas e sereias. A vítima é Frank Frankenstein e o culpado…? Bem, é seu objetivo descobrir quem o matou! Lembre-se, você é detetive e suspeito, preste atenção em todos os detalhes para não ser confundido.

Jogadores: 3 a 8

Preço: R$ 99,90

Idade recomendada: Maiores de 16 anos

10. Emboscada, da Mandala Jogos

Nesse jogo, cada jogador recebe quatro cartas, sendo que a última deve ficar virada para baixo no meio da mesa. Há treze condições para a vitória baseados nos números, que podem ser altos ou baixos, na mão do jogador ou na mesa. Seu objetivo é determinar qual a condição para a vitória para a rodada e tentar alcançá-la!

Jogadores: 3

Preço: R$ 115,00

Idade recomendada: Maiores de 12 anos

Esperamos que tenha gostado da nossa seleção. Consegue pensar em um jogo de dedução que não está na lista? Ou tem alguma sugestão? Coloque nos comentários!