top of page

Resenha de Mistério: Morte no Nilo, de Agatha Christie

Se você quer ler um livro de mistério com a certeza de um final satisfatório e surpreendente, não tem erro, precisa ir direto para um livro da Agatha Christie. Não é à toa que a autora é conhecida como a rainha do crime e todos seus livros são grandes sucessos.



Morte no Nilo” é um de seus livros mais clássicos, já tiveram várias adaptações dele e ainda vai sair mais um novo filme esse ano baseado no livro, com Gal Gadot como uma das protagonistas.


Se você está familiarizado com a obra de Agatha Christie, conhece Hercule Poirot, um dos personagens mais amados dos livros de mistério. O detetive barbudo é o personagem mais famoso de Agatha Christie e está sempre se deparando com mistérios e assassinatos, desvendando até os casos mais impossíveis usando apenas sua inteligência e astúcia.


Nesse livro, a história gira em torno de Linnet Ridgeway, uma jovem herdeira, linda e milionária. O mistério começa quando a maioria dos personagens se encontra no Cairo e embarcam em uma viagem de barco pelo Nilo. Linnet está em lua-de-mel com seu marido, mas está perturbada pela presença de algumas outras pessoas atrapalhando seu passeio.


Junto com Linnet, temos diversos outros personagens, como uma mãe simpática, que logo tenta formar uma amizade com Poirot, e seu filho. O procurador de Linnet, que alega tê-la encontrado por acidente. Uma escritora de romances eróticos e sua filha, com quem não tem uma boa relação. Uma senhora aristocrática metida, sua prima mais pobre e uma enfermeira. Um médico. Um arqueologista italiano. Um moço comunista.



Ficamos sabendo um pouco sobre cada personagem e o livro demora um tempo até qualquer morte acontecer de fato, mas como sempre Agatha Christie consegue fazer o livro acontecer fluir bem rápido. No início, parece óbvio o que vai acontecer, mas o livro faz diversas curvas no meio e, mesmo se conseguir descobrir quem é o assassino antes de ser revelado (não foi o meu caso!), o jeito que é escrito ainda faz valer à pena.


Além disso, ainda existem diversos pequenos mistérios paralelos que são desvendados ao longo do livro, o que torna tudo ainda mais interessante.


É um livro que recomendo para qualquer amante do mistério. Rápido de ler e não decepciona.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page