top of page

Qual é a origem das festas Murder Mystery?

Quem gostaria de resolver um assassinato em seu aniversário? A resposta é: muita gente! Festas no estilo Murder Mystery são comuns lá fora. É uma maneira diferente de celebrar datas especiais (ou só se divertir) com amigos/as. Mas como foi que tudo isso começou?

Murder Mystery Parties são relativamente novas, mas o gênero é antigo. Inclusive, já existiam elementos de ficção criminal em Mil e Uma Noites, um compilado de contos populares do Oriente Médio que datam do século VIII. Em uma das histórias, o vizir Ja'far ibn Yahya é ordenado pelo califa Harun al-Rashid à descobrir o assassino de uma jovem em três dias. Caso não o faça, ele será morto. A história eventualmente se desenrola em outros rumos, mas mais duas histórias contém uma estrutura similar. Interessante, não é? Entre os séculos XIV e XVIII, a Dinastia Ming, na China, viu a popularização de histórias parecidas!


No Ocidente, podemos dizer que tudo começou com Edgar Allan Poe e seu detetive, C. Auguste Dupin, em Os Assassinatos na Rua Morgue (1841). Meio século depois, Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle, um dos detetives mais populares de todos os tempos, entraria em cena. O final do século XIX e o início do século XX foi tão fértil que ficou conhecido como a “Era de ouro do romance policial”. Não é surpreendente, então, que tenha sido nessa época que surgiu o primeiro jogo de festa inspirado em Murder Mysteries!


Jury Box foi lançado em 1935, nos Estados Unidos, e os jogadores tinham que julgar seis casos baseados nas evidências apresentadas pelas equipes da acusação e da defesa, e duas fotografias da cena do crime. Depois de anunciarem o veredito, revela-se a solução.

O formato atual, em que reúnem-se pessoas em um evento com direito à fantasias, comidas e decorações temáticas, etc., surgiu nos anos 1980. Embora os donos de lojas de jogos achassem que seria só mais um “one-year wonder”, o estilo se provou extremamente popular - e continuam fazendo sucesso nos EUA, no Canadá e na Europa!


Até 2019, era muito difícil encontrar exemplares de Murder Mystery no Brasil. Só era possível adquiri-los lá de fora - a preços caríssimos - e depois ficar traduzindo tudo. O Clube de Detetives surgiu com o intuito de torná-los mais acessíveis e até mesmo modernos, com versões digitais. Ou seja, a história do Murder Mystery não acabou!


E você? Vai ficar de fora?


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page