5 Documentários brasileiros de “true crime”

Quando ouvimos falar em “true crime”, nós costumamos pensar em países lá fora: Estados Unidos, Inglaterra, Canadá... Quem sabe um local que parece bastante exótico como a Bielorrússia? Mas a expressão também pode se aplicar muito bem aos crimes que acontecem ao nosso redor. Afinal, tudo que a expressão quer dizer é o equivalente a “crimes reais”. E nesse artigo você vai conhecer 5 documentários brasileiros de “true crime”. Preparado?



1. Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime (2021)

Condenada à 19 anos pelo assassinato do seu marido, Marcos, Elize Matsunaga está presa desde 2012. Entretanto, ela concedeu sua primeira (e única) entrevista para o documentário homônimo da Netflix, o que dividiu opinião dentro e fora da internet. Ainda assim, raras são as chances de ouvir um assassino (ou uma assassina) contar seu lado da história – repetimos, contar, não justificar. Se você está órfão de Mindhunter, essa série pode ser para você.


2. João de Deus: Cura e Crime (2021)

O Brasil parou no dia em que relatos sobre os abusos de João de Deus começaram a aparecer em portais de notícias. Afinal, até aquele momento, João de Deus era uma das figuras religiosas mais respeitadas do país, atraindo fiéis de todo o país durante todo o ano.


A série documental da Netflix dá palco àquelas que realmente merecem: às sobreviventes aos abusos do médium. Entretanto, um bom complemento à João de Deus: Cura e Crime é a série Em Nome de Deus (2020), da Globoplay, que se aprofunda nos outros crimes dele.



3. Marielle, o Documentário (2020)

Nessa série do Globoplay, construída a partir de entrevistas com os familiares, policiais, jornalistas, procuradores e autoridades, conhecemos a história da vereadora Marielle Franco.


O assassinato de Marielle Franco e de Anderson Gomes, seu motorista, no dia 14 de março de 2018 segue sem solução apesar da pressão pública. O crime chocou o país devido ao atentado contra a vida de uma representante democraticamente eleita do povo.


4. O Caso Evandro (2021)

O Caso Evandro, também conhecido como as bruxas de Guaratuba, refere-se ao suposto sequestro e assassinato do garoto Evandro Ramos Caetano, em 1992, na cidade litorânea de Guaratuba, no Paraná.


O documentário, elaborado no formato de uma série pela Globoplay, inspirou-se no podcast “Projetos Humanos”, do jornalista, professor e escritor Ivan Mizanzuk, de Curitiba, que conseguiu acesso às mais de 20.000 páginas dos autos da Justiça.


5. Ônibus 174 (2002)

O sequestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro, filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, mobilizou o país. A vida do sequestrador, um sobrevivente da Chacina da Candelária, é narrada em paralelo ao crime. E é assim que percebem-se os elos que conectam duas tragédias cariocas.


O diretor do documentário, José Padilha, viria a se tornar um cineasta bastante conhecido.


Você já conhecia esses documentários sobre "true crime" brasileiros?

Posts recentes

Ver tudo