10 livros de mistério para incentivar as crianças!

Se você é uma criança que ama mistério, mas não está pronta ainda para se aventurar com os livros de adultos, ou talvez um pai procurando mistérios apropriados para seu detetivezinho ou quem sabe um adulto que ama literatura infantil, seus problemas acabaram!


Para quem acha que mistérios sempre precisam envolver histórias pesadas, o mundo da literatura reserva muitas surpresas para você. Não é porque um livro é infantil que ele precisa ser bobinho, afinal as crianças têm toda a capacidade para desvendar um grande mistério e entender temas complexos. Como a escritora Madeleine L’Engle disse uma vez: "Se o livro vai ser difícil demais para os adultos, escreva-o para crianças.”


Aqui vai uma pequena lista dos meus livros infanto-juvenis preferidos sobre mistérios. Alguns li ainda criança, outros como adulta; de qualquer forma, foram leituras que me marcaram de alguma forma.



10. Lobinho, o detetive da floresta - Ian Whybrow

A série “Lobinho” fez parte da minha infância e foi um dos primeiros livros pelo qual me apaixonei. Nesse livro, Lobinho cria junto com o primo e dois amigos uma agência de detetives e se dedicam muito para conseguir solucionar os mistérios que chegam até eles. É um livro extremamente fofo e divertido, principalmente para crianças entre 6 e 10 anos!


9. Procurando Vermeer - Blue Balliett

Li esse livro para o colégio quando estava na quinta série (equivalente ao sexto ano atual) e lembro que foi um grande sucesso. “O Código Da Vinci” (o filme, não o livro) tinha estreado naquele mesmo ano e o livro nos foi vendido como uma versão infantil dele. Em “Procurando Vermeer”, o quadro A dama escreve do pintor Vermeer é roubado e dois estudantes de 12 anos resolvem solucionar esse mistério.


8. O Incrível Livro de Hipnotismo de Molly Moon - Georgia Byng

Molly Moon é uma órfã que mora em um orfanato horrível e é muito maltratada. Tudo muda quando ela encontra um livro de hipnotismo e ela consegue influenciar os outros para poder fazer suas vontades. O único problema é que ela não sabe que tem alguém a observando, interessado em usar seus poderes para o mal. Eu devo ter lido esse livro por volta dos 12 anos e ainda não tive a oportunidade de relê-lo, mas lembro de ser muito divertido e cheio de aventuras.



7. A Droga da Obediência - Pedro Bandeira

Surpreendentemente, não li esse livro na minha infância, mas sim já como adulta e fiquei triste que passei todos esses anos sem ter lido um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira.


No primeiro livro da série “Os Karas”, cinco adolescentes de São Paulo formam um grupo em que discutem dilemas éticos, morais e sociais, resolvendo pequenas questões locais. Até que diversos desaparecimentos de adolescentes começam a acontecer e acontece um na própria escola que eles frequentam e eles resolvem tentar solucionar o caso. O livro não só é uma ótima aventura, como também levanta vários questionamentos muito interessantes, principalmente no contexto pós-ditadura em que foi publicado.


6. Lumberjanes - Noelle Stevenson, Shannon Waters, Brooklyn Allen e Grace Ellis

Diferente dos outros livros indicados aqui, Lumberjanes é uma série em quadrinhos com 75 partes, publicadas entre 2014 e 2020. A série conta a história de cinco meninas que estão em um acampamento de verão e encontram diversos fenômenos sobrenaturais ocorrendo por ali. É uma série maravilhosa que aborda diversos assuntos importantes como a diversidade e está prevista para ser transformada em desenho animado no futuro.


5. Tipo Assim, Clarice Bean - Lauren Child

Esse livro era um sucesso absoluto entre as meninas da terceira e quarta série e existe um motivo para isso. Clarice, a personagem principal, tem 12 anos (um pouco mais velha do que a faixa etária dos livros) e é fã de uma série de livros de detetive. Para poder lidar com questões do dia-a-dia, ela frequentemente se volta para seus livros e tenta colocar em prática o que aprendeu sobre desvendar mistérios. Em 2011, foi lançada uma nova série da autora, contando as histórias de detetive que a Clarice fazia referência, porém não li a nova série ainda para poder recomendar, mas imagino que seja tão boa quanto a original.





4. Quem poderia ser a uma hora dessas? - Lemony Snicket

Do mesmo autor de “Desventuras em série”, o livro conta a história de um jovem Lemony Snicket, que, sim, é o pseudônimo do autor e também um personagem em Desventuras em série, mas é possível ler sem ter lido a outra série. Lemony tem 13 anos, é aprendiz de uma sociedade misteriosa e é mandado para uma pequena cidade para desvendar seu primeiro crime. Sou muito fã do autor e, como sempre, a série é brilhante. Seu humor irônico é muito divertido e os mistérios são complicados o suficiente para surpreender os adultos, mas entreter as crianças.


3. Além da Magia - Tehere Mafi

Esse foi um livro que eu li recentemente e amei demais. Em um universo de fantasia, todos ganham uma missão que precisam cumprir ao completar 12 anos. Alice Queensmeadow tem questões complicadas com magia e não se importa com a tradição, o que ela quer mesmo é encontrar o seu pai que desapareceu misteriosamente três anos antes. O universo do livro é construído de maneira muito interessante e os personagens são todos maravilhosos. É um livro sobre família, sim, mas também sobre criar sua própria identidade.


2. A Garota Que Bebeu A Lua

Confesso que não sei se esse livro se encaixa como mistério, mas resolvi indicá-lo aqui mesmo assim porque é simplesmente um dos meus livros preferidos, infanto-juvenil ou não. Nele, temos uma sociedade em que todo ano um bebê é dado à bruxa da floresta como sacrifício. A questão é que a bruxa não é má, ela só vê esses bebês abandonados e encontra famílias para adotá-los, sem saber que a cidade acha que eles precisam ser sacrificados. Um ano, ela acidentalmente dá luz da lua para uma bebê beber, tornando-a mágica e resolve criá-la como filha. Aos 13 anos, a magia de Luna começa a aparecer. Ao mesmo tempo, diversas coisas estão acontecendo na cidade e com a bruxa. O grande mistério aqui é como todas as peças se encaixam, quem está errado, afinal? É um livro tão bom que quando eu li eu quase mudei de profissão só para me tornar professora de sexta série e fazer meus alunos lerem o livro.


1. Desventuras em Série - Lemony Snicket

Já falei do Lemony Snicket aqui, mas quando falamos de mistério não temos como deixar esse clássico de lado. Já teve adaptação de cinema (não recomendo) e para a Netflix (recomendo!), mas nada substitui os livros em si. Após um incêndio em sua casa que mata seus pais, os três órfãos Baudelaire vão passando de casa em casa, procurando um lugar para morar, enquanto várias coisas estranhas e horríveis não param de acontecer com eles e Conde Olaf, seu primeiro tutor, continuamente tenta conseguir a guarda das crianças para roubar sua grande herança. Não só é uma série emocionante e cheia de aventura, a narração de Lemony Snicket é inigualável em seu humor e a trama é cheia de mistérios, envolve sociedades secretas, mortes e passados misteriosos. É uma série imperdível para crianças ou adultos.