Como fazer uma festa de mistério durante a pandemia

Seja aniversário ou evento importante na sua vida, comemorar é algo inerente e natural de fazer ao lado de quem amamos...

No entanto, festejar em um momento tão incerto e inseguro de uma pandemia pode ser difícil, mas é possível! Existem muitas maneiras diferentes e inovadoras de se divertir. Uma delas é o Murder Mystery.

Para quem não conhece, festas no estilo Murder Mystery são festas em que os convidados incorporam os personagens de uma história para desvendar um assassinato. O vídeo abaixo pode te ajudar a entender melhor:

Gostou da ideia? Quer saber como jogar à distância com seus amigos? Nós temos a resposta. Basta seguir os passos abaixo:

1 - Escolha um jogo Murder Mystery

Muitas empresas do mundo criaram versões digitais de seus jogos, assim você não precisa pagar por frete, não precisa imprimir nada e ainda recebe o jogo quase na hora. Basta escolher um tema (desde anos 80 a reunião de formandos) e baixar!

No Brasil, apenas uma empresa vende jogos assim, o Clube de Detetives. São jogos com bom custo-benefício, já que você pode jogar mais de uma vez e de quebra ainda apoia uma empresa local.

2 - Incentive seus convidados a entrar na brincadeira

Depois de ler o manual do jogo que comprou, a ideia é escolher quem será qual personagem. Você pode escolher pela personalidade de seus amigos ou só por diversão, e, quando decidir, basta mandar o arquivo do personagem para eles.

Se quiser deixar a festa mais envolvente, você pode pedir para que seus convidados usem fantasias e roupas que remetam ao tema ou ao personagem de cada um.

3 - Escolha um aplicativo de vídeo

Para jogar, vocês precisam se conectar, então escolha um aplicativo - seja Zoom, Hangouts, Skype, entre outros - e certifique-se que seus convidados estão cadastrados e sabem entrar. Se estiverem em algum aplicativo como o Zoom, vocês ainda podem usar planos de fundos temáticos!

4 - Que comece a festa!

Em alguns casos, você terá que fazer um sorteio do assassino para as pessoas saberem se são culpadas ou inocentes antes do evento. O Clube de Detetives, por exemplo, tem um site em que é possível sortear e encaminha um email para todos os jogadores sem estragar a surpresa para você.

Feito isso, é só curtir! Siga as instruções do seu manual, faça perguntas, responda outras, investigue ou esconda, se for o assassino.

5 - Descubram o assassino

No final do jogo, todos devem escolher um suspeito que acreditam ser o culpado. Votem e argumentem seu caso, e aguardem pela revelação de acordo com seu manual.

Dar boas risadas e explorar novos caminhos de se conectar parece uma boa desculpa para experimentar. O que acha?