• Flávia

Mistério através das Décadas: 1900 a 1950

Desvendar mistérios é uma arte antiga e com o tempo só vemos mais e mais formatos! Temos séries, filmes, peças de teatro, jogos e até podcasts agora, cada forma enriquecendo ainda mais o gênero. Mas hoje vamos nos voltar para algo mais clássico: a literatura. São muitos os livros de mistério e pode parecer um pouco intimidador ver tantos livros e não saber como começar. É por isso que nós do Clube de Detetives resolvemos fazer uma lista, nomeando um livro para recomendarmos de cada década do século XX e o pouquinho que já tivemos do século XXI.

Aqui está a primeira parte dessa lista, de 1900 até 1950!

1900 - O Cão dos Baskervilles - Sir Arthur Conan Doyle

Nada melhor para encabeçar o século do que o detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes. Apesar do primeiro livro ter sido lançado ainda no século XIX, foi entre 1901 e 1902 que o terceiro livro, O Cão dos Baskervilles, foi publicado. Nesse livro, Sherlock e Watson investigam a morte de Sir Charles Baskerville, um milionário encontrado morto em um pântano, aparentemente de ataque cardíaco. O único porém é que a família Baskerville é conhecida por ser assombrada há gerações por um cachorro assassino e muitos acreditam que Charles tenha levado o mesmo fim. O livro é tão famoso que possui mais de vinte adaptações para o cinema e para a TV!

1910 - A Inocência do Padre Brown - G. K. Chesterton

Mais conhecido no Brasil por sua obra de caráter religioso, G. K. Chesterton também era escritor de ficção e ficou conhecido por seu personagem Padre Brown, que aparece em mais de cinquenta contos, divididos em cinco livros. A Inocência de Padre Brown é uma coletânea dos primeiros contos envolvendo o personagem, publicados na década de 1910. No primeiro conto, “A cruz azul”, um padre resolve utilizar métodos pouco convencionais para poder recuperar um valioso artefato religioso. Ao contrário de Sherlock Holmes, Padre Brown utiliza métodos muito mais intuitivos do que dedutivos, com suas habilidades moldadas pelo seu trabalho como padre.

1920 - O Assassinato de Roger Ackroyd - Agatha Christie

A verdade é que Agatha Christie poderia estar em muitas das décadas daqui, mas escolhi colocá-la em 1920 pois foi nessa época que ela começou. A escolha de livro para simbolizar a época é pessoal - dos livros publicados na década de 1920,esse é o meu preferido - mas é certo que muitos dos outros livros dela poderiam estar nessa lista. Afinal, se eu tivesse que decretar alguém como autor de mistério do século, eu escolheria Agatha Christie, sem dúvida alguma. Publicado em 1926, o livro conta com a participação do detetive Hercule Poirot e foi o primeiro grande sucesso comercial da autora. O livro conta com um grande plot twist no final, o que gerou opiniões bastante controversas nas épocas e marcou o gênero.

1930 - Série Nancy Drew - Carolyn Keene

Apesar de - pelo menos até recentemente - ser pouco conhecida no Brasil, Nancy Drew é uma personagem icônica na literatura americana. Nancy Drew é uma adolescente de 16 anos que acabou de se formar no ensino médio e desvenda vários mistérios. Não escolhi um livro único aqui porque Nancy Drew foi criado para ser uma longa série, que era um estilo infanto-juvenil muito popular na época. A série foi escrita por vários autores diferentes, com Carolyn Keene sendo um pseudônimo para todos, e foram lançados muitos livros ao longo de diversos anos, sendo a série original de 1930 a 1950, e depois os livros foram reeditados ao longo das décadas posteriores. São inúmeras as adaptações cinematográficas, inclusive com uma série lançada em 2019 pela CW (disponível no Globoplay).

1940 - Janela Indiscreta - Cornell Woolrich

Você provavelmente já ouviu falar desse título, mas deve estar pensando em um filme, e não no livro. O filme de 1954, dirigido por Hitchcock e estrelado por grandes nomes como Grace Kelly, é extremamente famoso e considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. Pois bem, acontece que o filme é baseado em um conto de Cornell Woolrich publicado em 1942. Woolrich é um grande autor de mistério, e o livro Janela Indiscreta reúne diversos dos melhores contos do autor. Vale a pena dar uma olhada na bibliografia do autor!

1950 - Um Beijo Antes de Morrer - Ira Levin

Também publicado como “O beijo antes de morrer” no Brasil e sem nenhuma edição atual, A Kiss Before Dying é considerado um clássico dos livros de mistério criminais. Após lutar na segunda guerra mundial e ser dispensado do exército, o jovem Bud Corliss tem grandes planos para o seu futuro. Ele se envolve com Dorothy Kingship, filha de um minerador riquíssimo, e planeja pegar seu dinheiro. Tudo muda quando Dorothy revela estar grávida, e Corliss sabe que não vai conseguir tirar o dinheiro da família dela como queria. O livro foi adaptado algumas vezes para o cinema, incluindo versões de Hollywood feitas em 1956 e 1981.