Mistério através das décadas: 1960 a 2020

Já vimos aqui os livros de mistério que marcaram a primeira parte do século XX e aqui chegou a tão aguardada segunda parte da série dos Mistérios Através das Décadas. Dessa vez, vamos recomendar um livro para cada década de 1960 até 2010.


1960 - O Poderoso Chefão - Mario Puzo

Com certeza você conhece esse clássico do cinema, acontece que ele também se originou de um livro. Mario Puzo introduz a família Corleone nesse livro, uma máfia familiar ficcional inspirada em máfias italianas da época. No livro, a família Corleone disputa com outras quatro famílias italianas os territórios de Nova York nos anos após a segunda guerra mundial. Puzo continuou a série, porém os livros não abordam a mesma história das continuações cinematográficas, apesar de Puzo ter contribuído com Coppola para escrever o roteiro de todos os três filmes da série. Esse livro é o responsável por ter introduzido à população americana muitos dos termos utilizados nas máfias italianas, como consigliere.


1970 - A Outra Face - Sidney Sheldon

Dessa vez não é a obra que inspirou o filme com esse nome, nesse caso é apenas uma coincidência de tradução. No original The Naked Face, esse foi o romance de estreia do autor Sidney Sheldon, famoso por seus diversos livros de mistérios que chegaram aos mais vendidos do New York Times. Aqui, duas pessoas próximas ao psicanalista Judd Stevens são assassinadas, fazendo com que ele acabasse no meio de uma investigação. Estaria alguém tentando incriminá-lo? Ou seria ele a próxima vítima? Dr. Stevens utiliza sua formação psicanalítica para tentar desvendar esse mistério e salvar sua própria vida.


1980 - O Nome da Rosa - Umberto Eco

Umberto Eco é muito conhecido por diversos de seus trabalhos, mas O Nome da Rosa é um dos mais famosos, não só pelos prêmios que ganhou, mas também pela adaptação cinematográfica de 1986. O romance histórico se passa durante a idade média em um mosteiro beneditino. Após diversos crimes misteriosos acontecerem dentro da abadia, o frade Guilherme (ou William em inglês) de Baskerville resolve investigar o que está acontecendo, encontrando bastante resistência de alguns religiosos locais. Um marco da obra é seu uso da metanarrativa, o que levou muitos a categorizá-la como literatura pós-modernista.


1990 - Tempo de Matar - John Grisham

A Time to Kill no original foi o romance de estreia de John Grisham, autor de quase 30 livros até o momento e continua ativo. Mais uma vez, o livro ganhou uma adaptação para o cinema em 1996, com Sandra Bullock entre outros grandes nomes. Apesar de tecnicamente ter sido lançado em 1989 no Estados Unidos e, portanto, pertencer à década de 1980, escolhi para representar a década de 90, pois só chegou aqui no Brasil no ano seguinte e o autor marcou bastante a década seguinte, assim como continua marcando. Antes de ser escritor, Grisham era advogado criminal e traz sua experiência profissional para todas suas obras, que contam com representações bastante realísticas do direito americano.


2000 - A sombra do vento - Carlos Ruiz Zafón

La Sombra Del Viento é o primeiro livro de uma série do autor espanhol. Lançado em 2001, o livro retrata a história de Daniel, um garoto de 11 anos em 1945, que vai até O Cemitério dos Livros Esquecidos pela primeira vez e se apaixona por um livro homônimo da obra em que está. Chocado por nunca ter ouvido falar do autor do livro, Julián Carax, Daniel resolve descobrir informações sobre o autor e encontrar seus outros livros, porém acaba descobrindo que alguém parece estar sistematicamente destruindo todos os exemplares do livro e o que ele possui pode até mesmo ser o último. Daniel resolve então solucionar o mistério de o que está acontecendo com os livros e, assim, entender também o que aconteceu com o escritor. Apesar de não ser um simples mistério de assassinato, o livro envolve muitas reviravoltas e é um verdadeiro romance gótico.


2010 - Garota Exemplar - Gillian Flynn

É difícil escolher um livro para representar uma década tão recente, afinal não sabemos quais sobreviverão a prova do tempo. Apesar disso, trouxemos aqui um thriller que ficou famoso antes mesmo de sua adaptação cinematográfica com Ben Affleck em 2014. O livro aborda a história de Nick Dunne que se torna o principal suspeito após sua esposa desaparecer de repente. O livro ficou conhecido pelo seu plot twist e por realmente subverter as expectativas em relação a um mistério, com personagens complexos e dissimulados. A representação do casamento como a grande cena do crime é um dos maiores temas do livro e a representação feminina marcou o gênero.


2020 - ????

Como ainda estamos em 2021, está muito cedo para nomearmos um livro para essa década, mas estamos de olho. Será que o livro que vai marcar a década já foi lançado? Será que está em produção nesse momento ou ainda vive apenas na mente do autor? Eis o grande mistério.


É claro que tivemos muitos que deixar muitos livros de lado, afinal em dez anos milhares de livros são lançados e selecionar apenas um é muito difícil, mas espero que tenhamos feito jus à literatura de mistério com nossas escolhas. De qualquer forma, temos certeza que os

livros mencionados foram muito importantes, de um jeito ou de outro.


Nos contem que livros vocês teriam colocado em cada década se estivessem fazendo essa lista e qual livro vocês indicariam para marcar 2020!


Posts recentes

Ver tudo