Adivinhe o bordão: versão detetives




Você sabe o que é um bordão? O bordão é uma expressão repetida várias vezes pela mesma pessoa em determinada situação. É muito comum que escritores, sejam eles autores de livros ou roteiristas de séries de TV, deem bordões para seus personagens como uma forma de torná-los mais memoráveis. Se o bordão cair no gosto popular, melhor ainda.


Agora que você sabe o que é um bordão, que tal nos divertirmos um pouco? Tente adivinhar quem disse as frases abaixo! Para tornar a brincadeira mais divertida, resolvemos focar só em personagens de histórias de detetive e/ou de mistério, e dividir o conteúdo em níveis.


Além disso, como acreditamos que é sempre mais divertido brincar enquanto se aprende algo novo, contextualizamos um pouco as frases. Preparado? Vamos lá!


Fácil

1. "Exemplar, meu caro Watson."


A frase mais famosa de um detetive britânico. Existem, no entanto, duas versões dessa mesma expressão! É isso mesmo. A que você está vendo aqui é a mais famosa, popularizada em um filme, mas no que muita gente não sabe é que ela não é a original.


2. "Meu nome é Bon...".


Não completamos a frase, mas qualquer fã de mistério conseguiria completar por si só, não é?


Médio

3. "Use suas células cinzentas!"


Menos famosa, mas não menos marcante, temos a referência às células cinzentas de outro detetive britânico. Esse bordão aparece várias vezes e em vários formatos ao longo de uma extensa - e coloca extensa nisso! - carreira detetivesca.


4. "Título da sua fita de sexo!"


Difícil escolher só um bordão desse personagem. Sim, esse personagem tem muitos bordões ao longo de mais de 100 episódios. Entretanto, "Título da sua fita de sexo!" é um dos mais icônicos - utilizado, inclusive, por outros personagens do mesmo universo.


Difícil

5. "É semântica."


Outra série (olha a dica!) cheia de bordões e expressões usados com uma frequência absurda. Com impressionantes 120 episódios, dois personagens dessa série tinham uma química incrível e uma amizade mais incrível ainda. Mas aqui, oh-ho-ho, não estamos falando do protagonista.


Respostas

  1. Sherlock Holmes (de Arthur Conan Doyle);

  2. James Bond (de Ian Flemming);

  3. Hercule Poirot (de Agatha Christie);

  4. Jake Peralta (Brooklyn Nine-Nine); e

  5. Gus (Psych).


E aí, como você se saiu? Conta pra gente nos comentários!

Posts recentes

Ver tudo